A volta da magrela

18 mar

porque… eu adoro pedalar!

Aprendi a andar de bike já meio grandinha com 9 anos… no pátio do prédio onde morava em Niterói lá pelos anos de 79, me lembro bem da bike de meu vizinho Adriano, era uma Caloi branca e do nada… sentei e comecei a andar… foi a glória! Como me lembro daquela sensação!

Depois que voltamos para Campos, apesar da topografia da cidade ser 100% favorável (planície ) ao uso das magrelinhas,  minha mãe não tinha grana pra comprar uma bike para nós, depois da separação de meus pais, voltamos a morar na cidade de origem e com uma mão na frente e outra atrás… minha mãe que nunca havia trabalhado na vida, estava diante de um mundo totalmente novo e desconhecido…  com dois filhos pequenos e sozinha!

Enfim… voltando as “magrelinhas”, depois de nos restabelecer na cidade novamente, minha mãe comprou uma Monareta laranja (usada) que usava para ir ao trabalho todos os dias (em 83) nesta época ela já havia  conseguido um emprego público através de um concurso… mas como fazia parte do apoio da escola, ganhava pouco e mais uma vez… a bike era para transporte e não para o lazer.

A gente ( eu e meu irmão) usava de vez enquando até ela poder cumprir a promessa de dar uma novinha em folha pra gente… foi assim que ganhei a minha primeira Caloi Ceci Rosa (mesmo assim usada) e foi nela que  eu ia para a escola ( 2º grau) todos os dias, com sol ou com chuva, na minha época não tinha ônibus de graça para estudantes como hoje tem aqui na cidade… e quando o pneu furava eu tinha de ir de busu com passe-estudantil (50% mais barato) ou a pé mesmo … caminhando e cantando! rs

Eita dureza, mas valeu a pena hehe!

Ai, sim depois de estar bem grandinha e já trabalhando… eu comprei minha Mountain Bike da marca Monark, foi a glória ( vou procurar a foto  que tenho e por aqui), pedalava aos montes e ia a tudo quanto era lugar com a minha magrelinha… e eu era também bem magrela na época…rsrsrsrs  aos 18 /19 anos e começando a trabalhar eu ia para o trabalho todos os dias,  academia, ia ao clube, ao centro da cidade , a casa de minhas amigas e não ficava a mercê dos ônibus lotados e vagarosos!

Depois que me casei… dei a bike para meu irmão, pois maridovisk tinha carro, na época da Faculdade de Odonto minha mãe havia comprado um Fusca 76 que deixava comigo e acabei me acostumando ao volante… a bike vermelha ficou velha e nem sei onde foi parar, meu irmão também se livrou dela… já tinha dado tudo…

Agora… não necessariamente nesta ordem : por necessidade de fazer exercícios ( pois estou bem acima de meu peso ideal para minha idade) e de quebra não usar o carro para pequenos percursos estou  muito animada a voltar a andar de bike pela cidade… o correio é relativamente longe para caminhar e perto para ir de carro… um desperdício de gasolina, emissão maléfica de gases e ainda por cima facilita o acúmulo de gordurinhas indesejáveis na região abdominal… da moça ( tá…nem tanto) que vos fala…

Pensando nestas coisinhas todas (muitas) e na saudade que sinto em voltar a andar de bike, em algumas semanas estarei comprando uma novinha em folha pra mimzinha u-huuuuuuuu( leia-se gritinhos histéricos) não será nenhuma bike dobrável , elétrica ou que custam os olhos da cara , não quero “postatus” em relação ao objeto adquirido por ter comprado esta ou aquela marca VIP, quero  até uma bem baratinha, pra poder desmontar e customizar de meu jeito fazendo dela a “minha bike”, tenho visto idéias geniais! Só preciso de um bom montador, ou seria re-montador de bicicletas para realizar minhas “pequenas loucuras”.

E vocês lembram de meu projeto Crafty Bike?

Idéia 1 – olha que fofaaaaa e olha estas outras!

Além da customização da bike , ando pensando em vários acessórios “cutes” para minha magrelícia… hoje  navegando por aí… achei a Ana Vivian com seu  tuto “espetacular” de uma bolsa para cestinha…  nem precisa falar que ameiiiiiiiiiiii… e antes que façam por aí e não  digam da onde viram… eu já disse aqui e os créditos é todo dela… rs .Valeu Aninhaaaaaaaaaaaa! E por falar na Ana, ela casou e foi de bike…vale muito a pena ver  como ela fez e preparou tudinho para suas bodas no estilo DIY… maravilhaaaaa!

As crianças já estão me “perturbando” pra comprar uma com “garupa” para levá-los aos meus passeios… perto de casa inaugurou uma nova avenida ( nem sei de quantos kilômetros) que liga meu bairro ao outro ponto da cidade… com ciclovias… dá pra pedalar com tranquilidade e ainda se exercitar. Quer melhor?

Ainda existe um preconceito enorme por parte das pessoas quanto ao uso das bicicletas,  principalmente aqui na minha cidade, onde é considerado “desprovido de recursos financeiros ” ( vulgo “sem-grana” ou se preferir “os sem-carro”) quem anda de bike e a usa para ir ao trabalho.

Mas como ando pesquisando modelos, preços e estilos de bikes, vejo que a cabeça das pessoas anda mudando bastante…pelas questões ecológicas e por questões de mais qualidade de vida… para nós e para o meio ambiente.

Um carro a menos nas ruas… logo após os comerciais! rsrsrsrsrs

Sites/blogs bacanas que achei: Será atualizado  toda vez que encontrar algo bacana, ok? Esta lista vai aumentar.

Pedalinas

Vá de bike

Domingueiras bike blog

Transporte Ativo

Bicicletada

Pedalante

E 10 dicas pra queme stá começando a pedalar ou re-começando feito eu!

e dentro deles tem um monte de referências legais…  espero que tenham gostado… em breve posto as minhas novidades!

 

5 Respostas to “A volta da magrela”

  1. Willian Cruz 18 de março de 2011 às 6:46 pm #

    Oi Danny. Converse com as Pedalinas, elas têm uma lista de discussão só com meninas, que podem te ajudar a escolher a bicicleta, customizar e começar a pedalar com ela nas ruas. Você também pode contar com a ajuda de um bikeanjo: http://bikeanjo.wordpress.com/

    O casamento da Ana Vivian foi sustentável de ponta a ponta, mas quando casei também tive uma festa bonita com muitas bicicletas nas ruas de São Paulo, dê uma olhada: http://vadebike.org/2009/10/casamento-de-bicicleta-fotos-videos-textos/

    • Danny Barros 18 de março de 2011 às 7:52 pm #

      Bem vindo William… pois é menino , ando pensado muito nesta mudança de vida e de hábitos… afinal já passei dos 40… 41 anos é uma boa idade para rever conceitos e voltar a praticar o que antes era tão prazeiroso…
      Hoje fui à loja de novo namorar dois modelinhos básicos… uma mais feminina a Caloi Poti e outra mais esportiva… tipo Montain bike … com marcha e sem paralamas e garupa…… a outra era toda rosinha…rs
      Estou ainda na fase do namoro… tenho mais algumas semanas para decidir…

      Obrigada pelas dicas… caramba… muito legal seu casamento… porque nunca tive esta idéia antes, kkkkk eu casei num sítio… foi bom pra caramba também!
      To vendo que tenho um novo universo a desvendar e to adorando isso… minha cidade é super plana… uhauhauahua , facilita muito a vida… tem várias ciclovias e acho que vou ter muito o que mostrar dos meus passeios…

  2. Patricia Cardoso 11 de abril de 2011 às 2:04 pm #

    Nossa Danny, acredita qeu eu nem lembrava daqueel post? 2009, MEGA antig hahah! Eu tinha comigo que, qdo casasse, a primeira coisa que compraria seria uma bike, mas até agora não rolou =( Meu apto não tem espaço pra gaurdar e eu comecei a paquerar as dobráveis. Mas elas são caras e, embora caibam no apto, não cabem no bolso hahaahhaah! Agora estou de mudança, aluguei uma sala pra trabalhar e tchanaaam: cabe umas 4 bicicletas no quarto onde eu trabalhava, qdo o bolso tiver mais gordinho, vou comprar uma! Embora eu more num bairro BEM caótico, aqui tem lugares bons pra pedalar. Minah outra paixão são os patins, mas essa é ooooutra história!

    beijo
    Pat

  3. Denis 2 de março de 2012 às 10:54 pm #

    Olá Danny!

    Meu nome é Denis e sou um dos organizadores do Domingueiras Bike Campinas. Navegando na Net acabei chegando ao seu blog e qual foi a minha surpresa quando vi que já conhece o nosso blog. Legal hein! Li também o seu post sobre a volta da magrela! É isso ai, volte a pedalar mesmo que além de ser uma ótima opção de esporte ainda é um meio muito legal de fazer amigos ok!

    Abraços,
    Denis

Deixe uma resposta

