Dica viver bem: Cabelos

9 jan
Saúde e cabelos!

Sabia que para se ter cabelos lindos , brilhosos e saudáveis você precisa principalmente cuidar de sua aimentação?
Tudo bem, isso todo mundo tá “careca” de saber, mas não custa nada relembrar!
Não adianta ir a salões caros, com produtos de primeira linha se você não começa  pelo principal, seu modo de se alimentar, é a raiz, é onde começa o seu toque de beleza, que realmetne vem de dentro.
Nosso organismo necessita de várias, vitaminas e sais minerais, para que possamos estar saudáveis e lindas o tempo todo. Além do cabelo a pele, maior órgão do corpo , precisa de água, colágeno e de ser hidratada.
lembre-se que a saúde começa pela boca!
A mente tambem precisa de alguns minerais, e a falta deles como o lítio por exemplo,  pode nos levar a depressão, a queda de cabelo e a seborréia (caspa).
É do que nos alimentamos que vem o que iremos mostrar em nosso exterior.
pense nisso e faça um projeto de reeducação alimentar este ano… que tal?
Procure uma Nutricionista , ele poderá te ajudar neste desafio!

Leia mais…
Abaixo vai uma lista das vitaminas e minerais importantes para a saúde dos cabelos.

Vitamina B2

A Vitamina B2 (ou riboflavina, antigamente designada também por vitamina G) tem as seguintes funções no organismo: favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteinas, é importante para a saúde dos olhos, pele, boca, unhas e cabelos. É importante também no crescimento, na reprodução e na cicatrização.

Sinais de falta: rachaduras nos cantos da boca e nariz, estomatite, coceira e ardor nos olhos, inflamações das gengivas com sangramento, língua arroxeada, pele seca, depressão, catarata, letargia e histeria.
Onde é encontrada: Cereais em Grãos (arroz, aveia, cevada, trigo, levedo de cerveja), Leite, Ovos, Fígado, Semente de Girasol, Ervilhas, Todas as Couves, Repolho, Agrião.

A riblofavina em excesso pode originar urina muito mais amarela.

Vitamina B7

Vitaminas B7 (inositol) tem como principal função neutralizar o colesterol (diretamente ligado à obesidade).Previne também a calvície e tem função de calmante (age diretamente no sistema nervoso).

Onde é encontrada: Pólen de flores; Germem de trigo; Levedo; Laranjas; Alfafa germinada; Nozes; Melão; Iogurte.

Doses diárias recomendadas: 500 a 1.000 mg. Exemplo: cada laranja contém em média 12 g de vitamina B7, ou seja, ingerindo apenas uma laranja ao dia, tem-se esta necessidade suprida.

Lítio

A deficiência do lítio provoca alterações de comportamento, o que pode levar à ansiedade e à depressão. A falta de lítio provoca queda de cabelo.
Sinais de falta: Dor de cabeça, herpes e seborréia dermatológica.
Onde é encontrado: gengibre, alguns cogumelos, nozes, alface, agrião, água.

ALIMENTOS E SUAS FONTES DE VITAMINAS
Veja a seguir uma seleção de alimentos que ajudam a manter seus cabelos brilhantes, macios e cheios de vida. Você ganhará beleza e saúde.

Não deixe de colocar em seu prato:

– Pepino

Por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.

– Cenoura

Consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos.

– Vinagre

O vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.

Alecrim

– ótimo tempero, mas dessa vez o uso é externo. Para combater queda de cabelos, friccione regularmente essência de alecrim sobre o couro cabeludo.

Minerais importantes para os fios

– Magnésio

É essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

– Cálcio

A deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços.
Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

– Sódio

Ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho.

Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

– Potássio

É muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação.

Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.

– Zinco

É ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

Evite

Banhos excessivamente quentes prejudicam os cabelos, tornando-os ressecados e quebradiços. O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e resseca-os.

Principalmente as pontas sofrem com isso. Ficam quebradiças, facilitando a formação de nós e pontas duplas. O uso de tinturas artificiais e produtos fixadores que contêm álcool prejudicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e brilho.

Fonte1: tudosobrecabelos

Fonte2: Catho Online (Autora:
Dra. Elisabete Fernandes Almeida)
Site Médico

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