O Frete, vilão ou aliado?

4 maio

Hoje queria falar um pouco do frete!

Sabe por que? Vejo que  algumas pessoas tem ainda medo de comprar pela internet e ter de pagar frete caro, ou muitas vezes entra nas lojas , escolhe e na hora de finalizar , desiste por causa do frete!

Já aconteceu comigo… achei uma loja super(papelaria), tinha tudo o que eu queria… mas na hora o frete( automático)  ficou inviável, por que a meu ver se fosse manual dava pra vir por carta registrada!

Alguns sites, colocam frete automático… sinceramente não acho que isso dê certo , a não ser que você tenha e-sedex, seja firma grande e compensa  pelo volume de envios mensais… no caso so micro empreendedor, do artesão, e-sedex fica inviável.Eu prefiro calcular o frete e enviar o valor ao cliente, assim eu dou desconto no frete, dou várias opções… e ainda  faço com que a mercadoria vá acondicionada em um volume compatível, isso ajuda a baratear, não é o tamanho da caixa que impressiona, não adianta ver uma caixa enorme chegando com o produto “flutuando” lá dentro… (já aconteceu comigo) mas a ajudinha extra diminuindo o frete para o  cliente…

Eu  já comprei de uma pessoa que admiro(ava) muito ,Web-famosa, mas nem sob tortura eu digo quem foi (risos)… que me cobrou um PAC e me enviou por CR…, se ela cobra por frete PAC (foi automático) ela tem de mandar PAC , já que não tem opção CR no site dela, né não? #pronto falei… ufa tava precisando tocar neste assunto, kkkkkkkkkkkkk.

Achei tão desnecessário ela ter queimado filme assim …mas deixa quieto! 🙂

Então… nos sobra opções de :

Carta Registrada… em alguns casos muitos específicos, produtos finos que fazem pouco volume , os Correios aceitam material de leitura ( pen-drives, Cds,DVD, vídeos, caixas finas, envelopes bolha), pelo menos aqui aceita!

PAC: grandemente usado  atualmente… o PAC é calculado pelo volume cúbico do pacote, muitas vezes uma diferença mínima de 2 cm dá uma diferença grande em dinheiro,o peso também se passar de 300g já passa a ser cobrado como se tivesse 1Kg… eu já fiz os testes…hehehehe!

Acho o PAC a melhor maneira de se enviar, segura, e o cálculo é feito pelo volume final da mercadoria … como fazer?

Não tem uma regra muito clara, a experiência faz com que vc na hora do pedido faça um cálculo de cabeça, você sabe o tamanho do pacotinho, só de ver que mercadorias foram escolhidas, pra quem está começando, o bom é  ter uma noção  de como o pacote irá!

Eu já deixo meus papelões arrumadinhos (quando dá) padronizo vários tamanhos,uso também caixas de salgadinhos, em geral são de 25x25x5cm … mas eu corto  e ficam com 25×18 cm , podendo variar a altura, por causa do volume das mercadorias… mas atenção o PAC tem um tamanho mínimo de caixa… isso já ajuda!

SEDEX: rápido , seguro eficiente e um pouco mais caro! Mas tem um detalhe importante…

Para dentro do  MESMO estado o SEDEX fica quase o mesmo valor do PAC,( R$ 2,00 a mais) e chega mais rápido  e seu cliente fica mais feliz! 🙂

Espero poder ter ajudado com este bate papo… a experiência de vender online já há 1 ano me fez conhecer algumas manhas… e vejo que ainda o melhor é a personalização do frete… o cálculo manual… dá mais trabalho mas pelo menos funciona muito bem!

Ao infinito e além!

14 Respostas to “O Frete, vilão ou aliado?”

  1. Vanessa Taconelli 4 de maio de 2009 às 3:44 pm #

    Oi Danny, muito bom esse post. Também já tive a experiencia de comprar produto pagando PAC e receber CR. O que saiu o dobro do preço, fiquei um pouco chateada, pois conheço a pessoa e também achei bem desnecessária a “queimação de filme”. Uso muito o PAC, acho que vale muito a pena o preço. Também trabalho com embalagens reciclaveis, minhas mercadorias são acomodadas em caixas que vem de importação da empresa de brinquedos que minha amiga trabalha, os tamanhos cairam perfeitamente para os meus produtos.
    Beijos e valeu pelas dicas.

  2. Luciane 4 de maio de 2009 às 5:26 pm #

    Danny,
    eu compro muito pela internet, principalmente do exterior, e já tive péssimas experiências! do tipo pagar x pelo produto e o frete sair 5x!!!!!! Pois é, por isso hoje só compro onde sei com segurança qual o valor do frete e posso pagar adiantado, nada de pagar quando chega!
    Beijos

    • Danny Barros 7 de maio de 2009 às 8:56 am #

      Eu nunca comprei nos exterior… mas aqui já tenho as lojas preferidas e nunca tive dor de cabeça! Graças! 🙂

  3. Andrea 5 de maio de 2009 às 1:49 pm #

    Olá Danny, esta semana mesmo comprei via Sedex de Floripa e depois de 8 dias o pedido ainda não chegou, pior foi a conduta do vendedor dizendo que não tem nada a ver com isto. Tive que fazer outro pedido aqui em São paulo pagando taxa de urgência para entregar para o meu cliente, saiu tudo do meu bolso… se chegou o primeiro pedido? Ainda não, depois de 9 dias pagando SEDEX…. bom, deixa pra lá que a história é longa… aqui em Santo André só passa carta registrada CD e papel mais nada, o resto tudo é PAC. No exterior compro de sites onde já estou acostumada pelo valor do frete, geralmente 12 dólares até 1 kg, se o cliente pagou PAC tem que ir cmo PAC e não como CR, é minha opinião, um abraço e ótimo post!

    • Luciana 5 de maio de 2009 às 9:54 pm #

      Oi Andrea e Danny,
      Pois é hoje fui as correios levar envelopes de encomendas (de sempre) para clientes advinha? Nada mais de CR para pequenos objetos somente PAC…

      Segundo a operadora dos correios diz que se for objeto o meio é PAC ou SEDEX nada de carta reg. Sem negociação. ou vai via pac ou fica.
      Affff…
      Para os clientes quando são pequenos itens compensa via cr e por um valor justo.

      Porém: Se o cliente opta por CR e paga CR o correto (E ÉTICO POR PARTE DO VENDEDOR) é encaminhar CR. Se pagou PAC prevalece a ética: PAC.
      Ser justo, ser honesto e ser ético não é qualidade é OBRIGAÇÃO e deveria vir de berço.

      Mas há de convir que dependendo do valor … espanta realmente o cliente!
      Monopólio é isto! Pois não compensa custo com transportadora. Dependemos dos Correios (o anjo em muitos momentos e o &*¨%% em custo) hehe
      bjks meninas fofas!
      Lu

      • Danny Barros 7 de maio de 2009 às 8:47 am #

        Aqui eu coloco numa franquia dos correios num bairro vizinho, fica um pouco distante, mas vale a pena… mas eles tb já me avisaram, só vai CR quando o pacote é bem discreto…
        No centro nem pensar , eles até perguntam o que tem dentro… estes dias quase respondi… UMA BOMBA! uhauhsuhahauhauhau

    • Danny Barros 7 de maio de 2009 às 8:52 am #

      Andrea,
      Bom tem como rastrear a encomenda, e em último caso ligar pra central dos Correios e saber onde ela ficou parada… no muito quando tem algo errado volta ao remetente e depois tem o reenvio, se foi culpa do remetente, ele tem de arcar com as despesas de reenvio, mas se o erro foi do comprador, tem de pagar de novo o frete…
      Acho isso justo… se a pessoa te passa um endereço errado , que a gente pode fazer???
      eu sempre peço pra confirmar endereço! 🙂
      (não foi o seu caso , to ilustrando algo que já aconteceu comigo numa CR)

      bjs

  4. andy 6 de maio de 2009 às 8:40 am #

    ihhh será que eu não vou conseguir mais postar por CR,por aqui???
    ate semana passada consegui!
    Agora isso de CR em vez de PAc e sacanagem das boas!
    E quanto a andrea que mandou por sedex e não chegou eu tive uma experiencia dessa onde minha mae enviou por sedex e esqueceu o numero da casa, simplesmente não saiu nem da central …um carteiro bondoso que resolveu entregar , e chegou aqui 15 dias depois.

    • Danny Barros 7 de maio de 2009 às 8:43 am #

      É mesmo deve-se ter muita atenção na hora de mandar os endereços e nós vendedores na hora de anotar, um número errado pode ser o CAOS!

  5. Mila Viegas 8 de maio de 2009 às 2:16 am #

    Jura??? Pagou gato por lebre??? rsrsrs.. gente que absurdo!!! Nunca tinha visto isso.

    beijocas

  6. flavia 11 de maio de 2009 às 9:28 pm #

    oi Danny!
    tava passeando por aqui..
    muito bom este post.
    As compras com o PAC por aqui não ficam baratas… =(
    não sai menos que 8,00 , 9,00 e às vezes até 12,00!
    Acho que muita gente desiste de comprar…
    realmente é difícil conseguir colocar alguma coisa como carta registrada (só tecidos que passa né? aí fica mais em conta! rs)
    =) bjs
    Flá

  7. Keli 12 de maio de 2009 às 11:52 am #

    Danny que belo post… adorei as informações… agora eu sei a diferença do valor de duas caixas enviadas a Portugal, mesmo a mais leve, por ter pouco mais volume qse dobrou o valor… da próxima vez ficarei mais antenada… Beijo e ótima semana, Keli.

  8. Priscila Mara 16 de agosto de 2009 às 5:44 pm #

    Ja li uma vez um tópico seu sobre embalagem economica acho que é isso e vc até me tirou uma duvida, mas ainda restam duvidas pois eu até hoje só vendi pra pessoas que moram perto então não precisei do envio agora abri minha loja no Elo7 e não sei qual a melhor forma para embalar para envio, pelo que entendi vc faz as suas e se for isso de onde vc tira o papelão para fazer ou vc compra caixas, me ajude por favor pois quero fazer tudo direitinho pra que meus clientes fiquem satisfeitos em todos os aspectos.
    Obrigada Bjs!!!

    • Danny Barros 18 de agosto de 2009 às 8:27 am #

      Bom, a melhor forma é uma caixa mesmo, vc pode usar a econômica que é a reutilização de papelão de cxs que vc tem de arrumar e fazer os recortes, e depois embalar com papel pardo.Eu reaproveito caixas e pedaços de papelão.

      OU então comprar caixas prontas, tamanho 1 ou 2 padrão correios, veja as suas necessidades e tamanhos das caixas, tem outros formatos tb que servem, como caixas de salgadinhos 20x20x5, a empresa :
      http://www.caixasnet.com.br/vitrine.aspx

      tem bons preços e vende caixas em pequenas quantidades, nunca comprei de lá, mas acho que vale a pena, tem em São Paulo e no RJ.
      Boa sorte!
      Danny

Deixe um comentário

