É incrível como está aumentando o número de portais que tratam de assuntos artesanais, mercado de nicho, produtos feitos à mão e com isso… aumentou também o número de mulheres que mesmo trabalhando fora querem fazer algo por si mesma, para casa, para amigos, família ou para vender também, por que não?
Recebo muitos emails e comentários de agradecimento, por compartilhar aqui no blog , algumas dicas de sites, aulinhas de costura (básica) e muitas das queridas que me escrevem dão seus depoimentos pessoais, me perguntam se dá pra viver só de artesanato… o que irei responder agora no meu ponto de vista…
Dá…mas precisa muita dedicação, disciplina e profissionalização!
Tenho muitas considerações a fazer… antes de se montar um negócio ainda mais que seja vendável temos de pesquisar o mercado, ver o que sai, o que tem aceitação, ver o que o público procura e tentar fazer algo diferenciado, focar no público quer atingir, antes de abrir um negócio e expor produtos para venda é preciso passar pela fase BETA, ou seja, ver a aceitação de amigos, parentes, pessoas próximas, se eles querem mais e as encomendas começam a aparecer, você poderá começar a pensar em algo maior… procure dar um passo de cada vez, o processo não pode pular etapas, a gente aprende muito com todas elas… comigo foi assim e com muitas outras colegas também.
Outra coisa importante, não faça dívidas! Xiiiiiiiiiiiiii meninas , se fizer dívidas como terá cabeça fria pra criar, produzir e vender, pois já vai pensar só no “lucro” e não no processo como um todo?
Pensar só no lucro, só no monetário atrapalha o processo criativo, lembre-se que seu produto é bonito pois você dedica tempo a ele, ele é especial pois é único, feito por você para alguém que irá comprá-lo, os clientes sabem o que é qualidade, capricho e acabamento, pois precisa dedicação e carinho… se a cabeça pensa só em vender aquilo pra pagar as contas… a pressa, o astral é outro.Vai por mim… eu comecei com apenas R$70,00, do cofrinho de moedas, uma máquina de costura velha, catei tudo e comprei alguns tecidos e linhas, aviamentos… depois de vender as primeiras peças, separava sempre uma parte para comprar mais coisinhas e assim fui equipando meu ateliê.
E este processo já tá rolando há dois anos, tenho um ano de experiências (BETA) e um ano de loja efetiva (Elo7), nada foi num estalo de dedos como muitos pensam.
Vejo muitas pessoas fazendo isso, pensando só no lucro e para competir com a colega de site , se aparece uma fazendo um modelo novo, a outra vai lá, corre e faz 20 peças do mesmo modelo e coloca na loja dela , e aí o que acontece? O caos…
Não se preocupa com escolha de tecidos (pega qualquer um), o acabamento então … já sabem , né? Resultado, peças tortas, fotos feias, e não adianta enfeitar o pavão… não vende mais quem tem mais produtos gente, vende quem tem qualidade e não quantidade… cliente não é burro, muito pelo contrário é exigente e sábio.
Por isso meninas antes de entrarem no mercado de vendas… repensem, façam cursos , se preparem, não joguem qualquer coisa pra vender… sejam humildes e aprendam sempre, a gente nunca sabe tudo… nunca mesmo! Uma propaganda mal feita é um desastre! 😦
Espero que tenho gostado do bate pao de hoje, boa segunda e boa semana… inspiradas, caprichosas, dedicadas e felizes… por que sendo assim tudo flui! 🙂
Ao infinito e além…
Concordo, viver de artesanto até que dá…mas com muita dedicação, amor pelo que faz e persistência.
O artesanato na minha vida é o “algo mais”. Adoro pintar e com esse hobbie consigo um dinheirinho extra.
Ótimo o post de hoje, adorei.
POis é Vanessa, acho mesmo que IDEAL MESMO é ser algo a mais e depois quem sabe… viver só disso… o processo que vai dizer.
obrigada pelos comentários de sempre!
bjs
Danny
Olá Danny, realmente, recebo muitos e-mails de clientes que enviam fotos de trabalhos do próprio Elo7 perguntando se eu faço “aquilo” mais barato que o outro site. Por delicadeza e profissionalismo digo que não, não faço igual, tenho meus modelos e custam X. Infelizmente a maioria dos clientes só enxerga preço na frente e de quem vende mais barato. Eu sei que comprar por menos é muito melhor mas agregar valor ao seu trabalho acredito que seja melhor ainda. Um abraço e sucesso.
Oi Danny,
muito bacana seu post de hj… o caminho é árduo, mas quando não se queima as etapas, o trabalho vai fluindo, e sendo reconhecido e money pingando,hehehe, mas queria te passar uma dica de um livro bábaro sobre empreendedorismo “O segredo de Luíza” de Fernando Dollabela já tem 2 anos que ele é minha bíblia empreendedora,se vc já tiver lido comente na tua coluna,para outras meinas conhecerem e se não… devore! A protagonista tem algo muito em comum contigo…
Deixa eu agradecer a aulinha de costura forro+viés+ziper que é super-mega-tudo-de -bom!!!
Bj em vc e nos seus guris!!
Andy
Andy , adorei sua visita… 😀
Obrigada pela dica do livro, está anotado, vou comprar em breve… adoro ler!
Assim que devorar eu comento aqui as minhas considerações…hehehe, minha opinião pessoal, é legal compratilhar né?
mil beijos e voltem sempre…
Andrea isso também aconteece comigo… a gente respira fundo e conta até 10!è o jeito!…rs
Oi Danny,
amei seu blog, seus trabalhos, seu papo, nao sou muito de deixar comentarios, mas qdo li vc falando que tinha 500 visitas e nenhum comentario, me senti triste por vc e por mim, passar em um lugar tao incrivel e nao dizer o qto maravilhosa è a autora, sim seria um pecado. Adorei o pap do fazedor de costura reta, as dicas de fotos, qdo vc fala em ser humilde e sempre aprender para fazer bem e melhor as “manualidades”, te felicito muitissimo e te agradeco por compartir com a gente um pedaco deste teu mundo tao facinante.
P-A-R-A-B-E-N-S
Cy
Cy, fico feliz de ter comentado… é bom saber que faço o bem a alguém e este espaço está disseminando coisas boas… foi criado não só pra mostrar minhas peças, mas para intereagir com meus amigos e clientes…
Adorei sua visita!
Volte e sempre e comente se quiser… vou adorar saber que passou por aqui…
mil beijos e paz no coração
Danny
oi eu aqui traveis…
eu na verdade sou consumidora de artesanato e produzo apenas para minha casa. Mas como compro bastante posso dizer com certeza: o problema é o acabamento. Eu vejo cada coisa neste mundao da net!!! fico besta!
Tem que saber fazer para ter boa clientela e lucro
Lu